*Por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa*
A cantora, compositora e instrumentista mineira *Luciana d’Avila*é a quinta geração de músicos da família d’Ávila. Vem,há alguns anos, mostrando seu talento em bares, casas de show e festas consolidando sua carreira.
A história da relação desta família com a música começou com o seu tataravô, *Fortunado de Abreu e Silva* que tocava flauta ocarina e piano, e compôs a valsa *“Tetéia”*. O percurso da música começa com a *Bisavó Ana Carolina de Abreu d’Ávila*, pianista de bela voz, que escreveu dois livros de música clássica, além de compartilhar seu talento com os filhos, ensinando-os a tocar piano e cantar. Entre estes filhos está o avô *Milton de Abreu d’Ávila*, que, tocado pela música, desdobrou-se em aulas particulares que aprendeu com sua mãe, despertando especial interesse pela flauta transversa. Há 74 anos, a flauta e um vasto repertório de choros e valsas fazem parte da vida do *Sr. Milton*.
Do casamento de *Milton* e *Maria Salomé*, vieram quatro filhos: *Ana Lucia, Ângela, Milton* e *Raul*. Todos tiveram seu momento com a música, porém, apenas dois deles seguiram adiante. *Raul* hoje é Doutor em flauta transversa pela *Universidade Federal da Bahia* e *Ana Lucia* é professora de piano e teclado, formada pelo *Conservatório de Música de Rio Branco – MG*.
Filha de *Ana Lucia*, *Luciana* foi muitas vezes embalada ao som do piano da mãe, mas foi o avô quem lhe ensinou a tocar seu primeiro instrumento – flauta transversa, claro! Não foi muito adiante com as lições de flauta e aos 8 anos de idade se interessou em participar do *Coral do colégio – Anglo*. Mais tarde, aos 13 anos, ingressou no *Coral do IBEU*– outra escola de inglês onde cursava -, tendo ambas as formações à regência do maestro *Marum Alexander*.
*João Eduardo*, seu pai, não por herança, mas por gosto, sempre teve no violão um companheiro, e aos 12 anos de idade, *Luciana* iniciou também uma história feliz com este instrumento. Os Bares de conhecidos da família foram os primeiros lugares em que passou a se apresentar sem compromisso, sendo mais tarde contratada por vários outros.
Em 2001, morando em *Juiz de Fora – MG*, participou do *Festival de Música das Escolas Verbitas* de todo o Brasil, conquistando o segundo lugar com sua canção*“Não desejamos mal a ninguém”*, que foi gravada em CD, junto aos outros vitoriosos.
Em 2004 gravou seu primeiro CD com cinco composições. Sua irmã, *Ana Carolina d’Ávila Andrade*, e seu primo, *Danilo d’Ávila Magalhães*, foram seus principais parceiros nesta realização. O show de lançamento em 14/01/2005, no *“Espaço Urca” – RJ*, teve a participação de outros excelentes músicos e atuais parceiros, *Leco Carvalho* (baixo elétrico) e *Aldair Ribeiro* (bateria).
*Luciana*, que vem amadurecendo estes dons maravilhosos, nos brindou com o primeiro *CD – “Luciana d’Avila – ao seu lado”*, gravado em 2010, e hoje lança o seu segundo *CD – “Luciana d’Avila – falando de amor”.*
A ENTREVISTA EXCLUSIVA, ACESSE:
www.ritmomelodia.mus.br/2017/05/08/luciana-davila/