Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas (MG) está com a exposição “Oneyda Alvarenga & Eu – Seu tempo, Sua Busca, Sua Obra”. A mostra é realizada em parceria com a Academia Varginense de Letras, Arte e Ciências, e traz a trajetória de Oneyda Alvarenga (1911-1984), musicista, poetisa, folclorista e etnóloga, reconhecida pela densa pesquisa sobre música popular brasileira.
Oneyda Alvarenga nasceu em Varginha (MG), foi aluna e amiga de Mário de Andrade, pioneiro da poesia moderna brasileira. Depois do falecimento do escritor, a musicista tornou-se responsável por organizar e catalogar a obra do autor, para a Discoteca Pública Municipal de São Paulo. Atualmente, a discoteca pública que ganhou o nome de Oneyda Alvarenga está localizada no Centro Cultural São Paulo, desde 1982, e conta com reconhecido e riquíssimo acervo musical.
A mostra, que pela primeira vez está em Poços de Caldas, já foi realizada, em 2015, na Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em Varginha, e na Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), Alfenas (MG). A curadoria da exposição está a cargo de Anita Di Marco e Vanessa Reis, com pesquisa de José Roberto Sales.
*Serviço*
O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 18h. Sábado, das 12h às 18h e domingo das 8h às 14h. Mais informações pelo telefone (35) 3697.2197.
FONTE – g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/trajetoria-de-musicista-e-poetisa-oneyda-alvarenga-e-destaque-em-pocos-de-caldas-mg.ghtml