São Thomé das Letras vai receber uma das etapas classificatórias do 49º Festival Nacional da Canção. O Fenac vai acontecer nos dias 2 e 3/08. A cidade já é considerada tradicional pelos festivaleiros. No coração do Sul de Minas, São Thomé das Letras abriga paisagens naturais belíssimas, além de povo acolhedor e um tom de misticismo.
Segundo a prefeitura de São Thomé das Letras, o nome do município se deve “a uma lenda sobre o suposto encontro no final do século XVIII de uma estátua de São Tomé em uma gruta por João Antão, um escravo fugido de João Francisco Junqueira, juntamente com uma carta de escrita perfeita (impossível a um escravo analfabeto). Outra versão da lenda diz que a carta teria sido entregue na gruta a João Antão por um senhor de vestes brancas. Apresentando a carta ao seu antigo dono, como ordenado pelo senhor de vestes brancas, João Antão teria conseguido sua alforria, pois João Francisco Junqueira teria ficado bastante impressionado pelo relato do escravo e teria mesmo ordenado a construção de uma igreja ao lado da referida gruta, que hoje se encontra no que é o Centro de São Thomé das Letras. Acredita-se que o filho de João Francisco Junqueira, Gabriel Francisco Junqueira, esteja sepultado debaixo do altar da igreja, a atual Igreja Matriz. Já o “das Letras” do topônimo refere-se às inscrições rupestres que ainda podem ser vistas na gruta onde teria sido encontrada a estátua de são Tomé.
Estamos chegando em São Thomé das Letras!
CIDADES CONFIRMADAS
PERDÕES: 26 e 27 de julho – A cidade de Perdões fica às margens da rodovia Fernão Dias, principal ligação de Belo Horizonte com São Paulo. A cidade foi fundada em 1911 e tem atualmente mais de 20 mil habitantes. Perdões faz divisa com Lavras.
SÃO THOMÉ DAS LETRAS: 2 e 3 de agosto: – São Thomé das Letras é conhecida pelo misticismo e recebe turistas de todo o Brasil. É conhecida pelas belas paisagens naturais, envolvendo cachoeiras. O Fenac vai ser realizado mais uma vez na cidade.
COQUEIRAL: 9 e 10 de agosto – Coqueiral é uma próspera cidade do Sul de Minas. Mais uma vez, o município recebe o Fenac. Município de gente acolhedora, se destaca também pela produção de café.
TRÊS PONTAS: 16 e 17 de agosto – Três Pontas volta a receber uma etapa classificatória do Fenac. A cidade , conhecida por ser berço de grandes músicos, tem vocação para a cultura e para fomentar os talentos musicais.
NEPOMUCENO: 30 e 31 de agosto – a charmosa Nepomuceno recebe, novamente, o Festival Nacional da Canção. A cidade é destaque no Sul de Minas e tem hoje mais de 25 mil habitantes.
BOA ESPERANÇA: 5, 6 e 7 de setembro – As semifinais e a final do Fenac serão realizadas em Boa Esperança. Berço do Festival que hoje chega a sua 49º edição.É lá que os músicos vão concorrer ao troféu Lamartine Babo.
REGULAMENTO E INSCRIÇÕES
Em breve, o Fenac irá divulgar o regulamento e abrirá as inscrições para a 49º edição. As novidades serão divulgadas no site e nas redes sociais do Festival Nacional da Canção.