Para além dos paredões de pedra cuidadosamente desenhados pela natureza, Guapé também respira arte e cultura. É daquelas cidades que tem um quê de surpreendente: para isso é só ver as paisagens registradas em fotos de Guapé. Esse é o sétimo ano consecutivo que o Festival Nacional da Canção (Fenac) é realizado na cidade. O Fenac começa na próxima sexta-feira, 24 de agosto. E segue pelo sábado, 25/08. Para esse edição, o sotaque de diferentes regiões do Brasil estará mais uma vez presente. É o que garante os estilos musicais variados no Festival.
Cantores de cidades mineiras estarão no palco do Fenac em Guapé: representantes de Três Pontas (Sul de Minas), Andradas (Sul de Minas), São João Del Rei (Campos das Vertentes), Divinópolis (Centro-Oeste), Uberlândia (Triângulo), Patos de Minas (Alto Paranaíba), Contagem, na região metropolitana de BH e Belo Horizonte, a capital dos mineiros.
Músicos de outros estados também vão fazer apresentações: Campinas (SP), Mauá (SP), Franca (SP), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Belém (PA), Recife (PE).
Guapé é um município do Sul de Minas. Tem hoje cerca de 14 mil habitantes e vai receber músicos de todo o Brasil.O júri especializado irá escolher as 4 músicas semifinalistas e, cada uma delas garantirá, no mínimo, R$ 2.500,00. O Fenac vai distribuir R$220 mil em prêmios.
Este ano o festival recebeu cerca de duas mil músicas inscritas com ritmos e sotaques de 23 estados do país. 120 músicas foram selecionadas para as etapas eliminatórias.