Do Sul de Minas, uma cidade conhecida pela força do agronegócio, pela fé e também pela vocação em revelar talentos da música e apoiar a cultura. Assim é Três Pontas: município aconchegante e de grandes riquezas. É nesse cenário que o Festival Nacional da Canção – com o apoio da prefeitura de Três Pontas – vai voltar a ser realizado. O município vai novamente receber as etapas classificatórias do Fenac em agosto de 2019. “É uma alegria imensa voltar com o Fenac para Três Pontas, uma cidade que transpira música e cultura por todos os cantos, além do mais temos uma ligação afetiva muito grande com a cidade, temos grandes amigos e parceiros musicais, sem contar o público que é maravilhoso também, que participa em peso do festival”, conta Cristina Marques, coordenadora do Fenac.
O Festival Nacional da Canção nasceu em 1971 embalado pelo sucesso dos festivais da TV Record, que revelaram grande parte dos principais compositores e intérpretes brasileiros. Realizado ininterruptamente durante 48 anos, consagrou-se como o maior evento do gênero em todo o país. O trófeu Lamartine Babo, que é entregue aos vencedores, passou a ser cobiçado por compositores de norte a sul do Brasil. O Fenac tem, como principal objetivo, incentivar e divulgar valores da música brasileira, sejam eles compositores, intérpretes ou instrumentalistas. Milhares de compositores de todos os estados brasileiros se inscrevem anualmente e 120 mostram o seu trabalho nas cidades que sediam o evento, apresentando a boa música que se faz no país.
Três Pontas fica no Sul de Minas Gerais. Tem hoje mais de 57 mil habitantes, segundo o IBGE. A cidade é conhecida por receber Milton Nascimento. O músico morou durante a infância na cidade. O município também é berço de outros vários talentos da música brasileira.