Músicos que moram foram do Brasil e cantam em língua portuguesa também podem participar do maior festival de música do Brasil. Isso pode ser feito pela modalidade “Apresentações On-line”.
10% do total das vagas serão reservadas para isso. As músicas inscritas nessa categoria vão concorrer com os mesmos direitos e condições que as presenciais. O candidato que se interessar, quando as inscrições forem abertas, deverá enviar um vídeo apresentando a música como se estivesse no palco. Ela deve ser sem efeito, como a superposição de vozes. Ainda na modalidade “Apresentações On-line”, para os compositores que moram fora do Brasil, não vai ser exigida a taxa de inscrição. Os classificados nesse item vão concorrer aos prêmios do Festival Nacional da Canção no mesmo patamar dos classificados da modalidade presencial. As músicas vão ser apresentadas nos telões de led disponibilizados pelo Festival.
As inscrições para o 49º Festival Nacional da Canção vão até o dia 3 de junho de 2019. A taxa de inscrição é de R$ 15. Elas podem ser feitas pelo site do Fenac (www.festivalnacionaldacancao.com.br) ou pelos Correios – os documentos necessários estão disponíveis no regulamento do 49º Fenac.