Município do Sul de Minas abraçou o Festival Nacional da Canção e se prepara, com grande expectativa, para as apresentações
Quem chega pela primeira vez em Coqueiral, no coração do Sul de Minas, tem a forte impressão de que, no município, ainda são cultivados alguns costumes que se perderam com o tempo (e talvez com a modernidade!). É aquele hábito de ganhar um bom dia despretensioso, de ser bem atendido no comércio; de presenciar a fé de um povo que não abre mão de receber o próximo com muita parcimônia. É uma terra que nasceu com essa vocação. Foi em 1767 que alguns sertanistas garimpeiros resolveram construir o primeiro acampamento no local. A procura de esmeraldas, não as encontraram. Mas um deles, Matias Borges, resolveu ficar e fundou um povoado: Espirito Santo dos Sertões. A história conta que Matias logo deu um jeito de trazer a esposa e parte de sua família e amigos.
O povoado cresceu. Mudou de nome. Se emancipou. E por causa do grande número de Coqueiros que existiam em tempos passados, a homenagem: Coqueiral. Essa é uma das principais missões da cidade: agregar sempre. De Matias Borges, com sua família e sua visão em fundar o povoado, até os dias de hoje. A primeira edição do Festival Nacional da Canção (Fenac) chegou na cidade em 2017. E o que se viu foram praças e ruas do município cheias de vida e encantamento. Os participantes apresentaram as canções no palco do festival deslumbrados com as infinitas possibilidades que Coqueiral ofereceu: público sulmineiro e de diferentes cidades. 14 Bis, banda tradicional de Minas, trouxe alguns sucessos: “Linda Juventude”, “Planeta Sonho”, “Uma Velha Canção Rock ‘n Roll”. E a certeza que a música é universal.
O sucesso da primeira edição do Festival Nacional da Canção foi tanto que em 2018, ele ganhou uma nova versão. E com ela, a expectativa de receber novamente os shows em duas noites, na sexta-feira (17/08) e no sábado (18/08), a partir das 21h. “Estamos muito ansiosos e felizes por mais uma edição do Fenac em Coqueiral. Ano passado o festival foi muito agradável e enriqueceu muito a cultura da cidade. Esse ano a expectativa é que seja ainda melhor. Muitos amigos e parentes estão vindo de outras cidades para prestigiar e se encantar com a beleza do festival”, conta Amanda Barbosa, jornalista. Ela vai sair de Varginha para ver as apresentações com os amigos. Coqueiral também está mobilizada. Famílias da cidade se preparam para os shows que vão ser gratuitos. Os mais jovens mostram que o Fenac traz valores importantes. O de incentivar a música é um deles. É o que acredita Enio Teixeira, estudante de 24 anos. “Irá agregar valores culturais para o município. Nossa cidade aconchegante será recíproca a todo o encanto que esse festival proporciona por onde passa”, acredita Enio. Vale lembrar que Oswaldo Montenegro, Kamy e Sideral também marcam presença na etapa classificatória do Fenac em Coqueiral.