A música “Pequeno Grão de Areia”, da cidade de Brumadinho, Minas Gerais, é a grande campeã do 49º Festival Nacional da Canção. A composição é de Marcos Aranha do Brasil e de Sanrah. Com isso, a canção conquista o cobiçado troféu Lamartine Babo. Em segundo lugar, a música Impressão Sua, da banda Devonts, de São Paulo. E, pela primeira vez, uma música que foi inscrita pela modalidade online também foi premiada e ficou entre as 3 primeiras. No Meio do Mundo, da banda Paradush, com músicos da Ucrânia, ficou em terceiro lugar. Em quarto lugar, a música Grama Azul, da banda Duas Casas de São Paulo; em quinto lugar Espada Ligeira, da Banda Caldêra, de Belo Horizonte. O Fenac ainda premiou Laís Marques como a melhor intérprete e a música Contramão, interpretada por Bilora, de Contagem, como a canção mais comunicativa.
O Festival Nacional da Canção está distribuindo R$ 230 mil em prêmios. Os selecionados para as semifinais já garantiram R$ 2.500,00. O Fenac é hoje o maior festival de música do Brasil. E passou pelas cidades de Perdões, São Thomé das Letras, Coqueiral, Barroso, Três Pontas, Nepomuceno e Boa Esperança. Este ano o festival recebeu inscrição de cerca de duas mil músicas com ritmos e sotaques diferentes. 120 foram selecionadas para as etapas classificatórias.
Boa Esperança é berço do Festival Nacional da Canção e, tradicionalmente, recebe as semifinais e a grande final do Fenac. O município do Sul de Minas tem hoje mais de 40 mil habitantes. Conhecido pela atividade cafeeira, a cidade foi eternizada na canção “Serra da Boa Esperança, de Lamartine Babo.