CONCURSO DE REDAÇÃO
49º FESTIVAL NACIONAL DA CANÇÃO
TEMA: MINHA CIDADE SUSTENTÁVEL
ALUNA: MARIANA RIBEIRO DANDE
ESCOLA: COLÉGIO PADRE JÚLIO MARIA
SÉRIE: 3° ANO
CIDADE: BOA ESPERANÇA – MG
CARTA DE UM CIDADÃO SUSTENTÁVEL
Caro amigo,
Moro em um lugar onde a monótona selva de pedra foi tomada pelo verde da mãe natureza, onde o estrondoso zumbido dos motores à combustão, que envenenavam o ar, foi substituído pela versatilidade e silêncio dos carros elétricos.
Moro em um lugar onde as montanhas de lixo que poluíam a água e o solo se transformaram em energia sustentável, dando luz à esperança que estava soterrada; onde o assovio frenético das fábricas perdeu lugar para o delicado canto dos pássaros, que se empoleiram nas coloridas árvores que substituíram o cinza da cidade.
Aqui onde vivo a densa poluição, que tornava os dias nebulosos, perdeu seu espaço para a serenidade de um ar puro e respirável. Aqui os plásticos, de copos e sacolas, ficaram no passado; reciclamos hoje as imensas pilhas deixadas por sua geração em mares e aterros, que contribuíram para a morte de milhares de espécies. Aqui o lixo eletrônico é totalmente aproveitado, extraindo os metais úteis que ficariam décadas jogados na natureza.
Na minha terra tem sabiás e também palmeiras, diferente da sua terra, que as queimadas destruíram reservas inteiras. No lugar onde vivo, a mineração é controlada; ao contrário daí, onde a morte de inocente, seja bicho ou seja gente, acaba em nada.
Escrevo de um futuro, um futuro sustentável. Parece difícil, mas é muito alcançável. Ainda não chegamos, mas estamos quase lá, venha você caro leitor, conhecer esse lugar. Com a “Boa Esperança” e a vontade de mudar, você torna dessa carta, seu futuro lar.
Boa Esperança, 04 de Maio de 2060.