CONCURSO DE REDAÇÃO
49º FESTIVAL NACIONAL DA CANÇÃO
TEMA: MINHA CIDADE SUSTENTÁVEL
ALUNA: SARAH BERTOLIN SERAFIM
ESCOLA: ESCOLA ESTADUAL PREFEITO GERALDO NAPOLEÃO DE SOUZA
SÉRIE: 9° ano 7
CIDADE: BARROSO – MG
AÇÃO HUMANA: PROGRESSO OU REGRESSO?
Pode-se afirmar que o mundo é atualmente muito bem desenvolvido em muitos quesitos, seja na área tecnológica, na área financeira, na área científica, entre outras. Mas, será que tudo e todos são beneficiados ou aproveitam isso? Esses avanços apenas beneficiam? O avanço da mente humana é realmente um progresso para o mundo?
Com tudo que vem acontecendo nos últimos anos, parece ser bom para os seres humanos, mas não para o meio ambiente e para a natureza, que são os que mais sofrem nas mãos do homem. Animais estão sendo caçados, contrabandeados e extintos. Florestas inteiras estão sendo desmatadas e totalmente devastadas, as cidades estão cada vez mais a ocupar e tomar conta de paisagens naturais e livres da ação humana, o ar está cada vez mais poluído, a água está cada vez mais escassa, os oceanos cada vez mais sujos, tudo por culpa do homem e de suas ações.
A cidade de Barroso é boa de morar, mas não é mil maravilhas. É necessário que melhore em muitos quesitos para ser considerada “perfeita”. As pessoas que moram na cidade não a respeitam, muitas não respeitam patrimônios, que acabam sendo depredados e vandalizados. Em época de festa as ruas do centro ficam imundas, o que atrai insetos e outros animais. Vários cães soltos por aí com sede e fome, passando frio, muitos doentes ou feridos, que podem causar acidentes no trânsito. As empresas da cidade causam extrema polução, principalmente do ar, pois as chaminés liberam fumaças com mau cheiro, escura e nociva, o que causa problemas respiratórios em muita gente, principalmente nas que moram perto desses locais.
É óbvio que, para a cidade ser mais sustentável, ecológica e limpa, é necessário a colaboração ou pelo menos o bom senso e a noção de todos. Mas, a maioria não se importa com a limpeza, com os cuidados com a cidade e com os esforços das pessoas que trabalham duro para manter ela limpa. Preferem apenas apontar o dedo, reclamar e escondem as mãos na hora de ajudar.
Para solucionar esses problemas, ajudaria se a prefeitura realizasse campanhas para manter a cidade limpa e organizada, além da diminuição da poluição e conscientização da sociedade. Que fosse realizado frequentemente o plantio de árvores e plantas, que houvesse mais rigidez com relação à limpeza, poluição e organização, e a aplicação de multas e advertências. É necessário cuidar de onde vivemos, para que as gerações futuras possam viver bem e tenham noção de um mundo sustentável, limpo e livre da hipocrisia humana, que não é pouca.