Mais 4 canções foram selecionadas em São Thomé das Letras, no Sul de Minas, para as semifinais do 49º Festival Nacional da Canção. Ama, de Luciana Balby; Qualquer Estação, de Túlio Lima; Consumantes, da banda Cinco Nós; e Grama Azul de Bezão e Nô Stopa foram os escolhidos pelo júri. Músicos de 9 estados brasileiros se apresentaram na etapa que foi realizada na cidade conhecida pelo misticismo. Compositores de todo o Brasil concorrem a R$ 230 mil em prêmios e ao cobiçado troféu Lamartine Babo.
Na próxima semana, Zé Geraldo e Banda e o grupo Compasso Lunar marcam presença na etapa de Coqueiral (9 e 10 de agosto). Nos dias 16 e 17 de agosto é a vez de Barroso. Em Três Pontas, o festival desembarca no dias 23 e 24 de agosto; e em Nepomuceno, 30 e 31 de agosto, com os shows de Don e Juan e Renato Teixeira e Banda. Boa Esperança recebe o 49º Fenac nos dias 05, 06 e 07 de setembro. Serão realizadas na cidade as semifinais e a grande final. No sábado (07/09), o show de encerramento será com Guilherme Arantes.
O Festival Nacional da Canção nasceu em 1971, no auge dos festivais no Brasil, e desde então acontece ininterruptamente, levando boa música, além de muita diversão para as cidades mineiras. E neste ano não será diferente: grandes talentos estão sendo esperados no maior festival de música do país. Toda a programação está disponível no site [www.festivalnacionaldacancao.com.br]
Oportunidade para a nova geração de músicos brasileiros
O Festival Nacional da Canção garante oportunidades para a nova geração de músicos. Túlio Lima, de Belo Horizonte, se apresentou pela primeira vez no Fenac com uma música que foi feita em parceria com uma compositora de São Paulo. “Qualquer Estação” foi uma das classificadas para as semifinais do festival, garantiu R$ 2500, animou o público e também o júri. Em São Thomé das Letras, Túlio dividiu o palco com os amigos da banda belo-horizontina Daparte. “Funcionou legal e foi uma estreia bem-sucedida. A gente viu a reação do público. É só gratidão. A gente precisa fomentar eventos dessa natureza. Fico feliz de poder participar do Fenac, conta.