CONCURSO DE REDAÇÃO
49º FESTIVAL NACIONAL DA CANÇÃO
TEMA: MINHA CIDADE SUSTENTÁVEL
ALUNA: MARESSA DE PAULA CASTRO DE OLIVEIRA
SÉRIE: 3° ANO
ESCOLA: ESCOLA ESTADUAL DO SOBRADINHO
CIDADE: SÃO THOMÉ DAS LETRAS – MG
PULO NA LUA
Minha cidade é rica em cachoeiras, com ricas montanhas que verdejam o horizonte e tem a pedra como o pilar da economia. Como poucas, em minha cidade a natureza e o trabalho andam juntos: não é preciso desmatar ou poluir na busca pelo sustento, pois o ecoturismo é fonte plena de renda.
A maioria das ruas e calçadas não tem asfalto; são feitas em pedra quartzito, uma característica arquitetônica agradável até nos verões mais rigorosos. Além disso, o quartzito também faz parte de nossa economia. Hoje a extração de pedra é feita de uma forma mais consciente, afinal, após a regulamentação, houve a criação das APAS, proibindo a exploração da tão famosa Pedra de São Thomé em áreas de preservação, que cobrem desde o sopé da serra até a praça arborizada com espécies tipicamente brasileiras.
Também não se vê indústrias e grandes chaminés cuspindo fuligem, no máximo fumaça de fogões a lenha ebulindo a água do café. Desejando esta quietude, muitos são os que sonham em morar no nosso pedaço próximo do céu. E assim ganham sua vida reciclando materiais, produzindo um artesanato local de excelente qualidade.
A água que brota e se reparte nas nascentes, rios, córregos, enfim, as cachoeiras: maravilhosos pontos turísticos. Mas são maravilhas que precisam ser protegidas. É necessário um contínuo esforço para conscientização da população com relação às fossas negras que contaminam os lençóis freáticos. As fossas sépticas já são conhecidas da comunidade, por meio dos órgãos da saúde pública, com projetos de conscientização para que se cumpra a lei. Negra, somente à noite sem lua cheia.
De água e lua, São Thomé entende; temos os dois num só lugar. A cachoeira da Lua: a água, os encantos, o luar. Vou até a Lua, volto rapidinho; é nosso pulinho no paraíso.