Do Sul de Minas, uma cidade conhecida pela força do agronegócio, pela fé e também pela vocação em revelar talentos da música e apoiar a cultura. Assim é Três Pontas: município aconchegante e de grandes riquezas. É nesse cenário que o Festival Nacional da Canção – com o apoio da prefeitura de Três Pontas – vai voltar a ser realizado. O município vai novamente receber as etapas classificatórias do Fenac em agosto de 2019. “É uma alegria imensa voltar com o Fenac para Três Pontas, uma cidade que transpira música e cultura por todos os cantos, além do mais temos uma ligação afetiva muito grande com a cidade, temos grandes amigos e parceiros musicais, sem contar o público que é maravilhoso também, que participa em peso do festival”, conta Cristina Marques, coordenadora do Fenac.
Três Pontas fica no Sul de Minas Gerais. Tem hoje mais de 57 mil habitantes, segundo o IBGE. A cidade é conhecida por receber Milton Nascimento. O músico morou durante a infância na cidade. O município também é berço de outros vários talentos da música brasileira.
Músicos que moram foram do Brasil e cantam em língua portuguesa também podem participar do maior festival de música do Brasil. Isso pode ser feito pela modalidade “Apresentações On-line”.
10% do total das vagas serão reservadas para isso. As músicas inscritas nessa categoria vão concorrer com os mesmos direitos e condições que as presenciais. O candidato que se interessar, quando as inscrições forem abertas, deverá enviar um vídeo apresentando a música como se estivesse no palco. Ela deve ser sem efeito, como a superposição de vozes. Ainda na modalidade “Apresentações On-line”, para os compositores que moram fora do Brasil, não vai ser exigida a taxa de inscrição. Os classificados nesse item vão concorrer aos prêmios do Festival Nacional da Canção no mesmo patamar dos classificados da modalidade presencial. As músicas vão ser apresentadas nos telões de led disponibilizados pelo Festival.
O Festival Nacional da Canção nasceu em 1971 embalado pelo sucesso dos festivais da TV Record, que revelaram grande parte dos principais compositores e intérpretes brasileiros. Realizado ininterruptamente durante 48 anos, consagrou-se como o maior evento do gênero em todo o país. O trófeu Lamartine Babo, que é entregue aos vencedores, passou a ser cobiçado por compositores de norte a sul do Brasil. O Fenac tem, como principal objetivo, incentivar e divulgar valores da música brasileira, sejam eles compositores, intérpretes ou instrumentalistas. Milhares de compositores de todos os estados brasileiros se inscrevem anualmente e 120 mostram o seu trabalho nas cidades que sediam o evento, apresentando a boa música que se faz no país.