Renato Teixeira compôs canções que marcaram época. “Romaria” (grande sucesso gravado com Elis Regina, na década de 1970), “Tocando em Frente”, “Dadá Maria”, “Frete”, “Amanheceu” e tantos outros.
O músico nasceu em Santos, no ano de 1945. Recentemente, Renato Teixeira compôs a música “Rapaz caipira”, como crítica à atual música sertaneja de consumo, fazendo renascer a expressão “música caipira”. É um defensor aberto da música de raiz, caipira, que ainda sobrevive apesar dos desvios da música sertaneja.
Renato Teixeira esteve nos palcos do Fenac, se apresentando para o público. E deixou um recado: o de que o Festival Nacional da Canção não pode ser esquecido!
“Eu gosto muito deste Festival. Ele é super importante porque congrega os músicos, o pessoal troca figurinha, compete. Hoje, nos festivais que ainda existem no Brasil, é possível ver algumas coisas bem interessantes e importantes. Eu espero que esse festival nunca termine porque ele já tem uma tradição. Ele é bonito, ele tem uma personalidade, tem empatia, tem carisma. Eu posso dizer porque já participei de muitos. Parabéns aos organizadores”.