Nepomuceno é uma cidade conhecida pela cafeicultura e pelo povo acolhedor. Situada no Sul de Minas, é a primeira vez que o município recebe uma etapa do Festival Nacional da Canção (Fenac). A etapa classificatória de Nepomuceno vai contar com a apresentação de 20 músicas, que concorrem a uma vaga nas semifinais de Boa Esperança. O Fenac começa na cidade na próxima sexta-feira, 31/08. No sábado, as apresentações continuam a partir das 21h e com o imperdível show da banda mineira 14 Bis.
Nepomuceno, além da cafeicultura e de ter a vocação para receber bem a boa música brasileira, se destaca pela rica história. A colonização do município começou no século 18, na região da Fazenda Congonhal. Em 6 de março de 1776 foi realizada no local a primeira missa. Uma capela foi construída nos terrenos e em torno dela, cresceu o Povoado de São João Nepomuceno. A região se desenvolveu e em 1831 vou elevada a Distrito de paz. Em 30 de agosto de 1911, Nepomuceno teve a sua emancipação política.
Um curiosidade que poucos moradores sabem. Nepomuceno procede do nome de “Nepomuk” – uma cidade de Boêmia, na Tchecoslováquia. A história conta que nessa região, só que no ano de 1383, São João Nepomuceno foi martirizado a mando do Rei Venceslau IV. É que, na época, o Santo recusou manifestar ao regente os pecados da rainha Joana, esposa do Rei. Voltando ao Sul de Minas, Nepomuceno tem hoje quase 30 mil habitantes. A cidade fica a 11KM da rodovia Fernão Dias e fica próxima a Lavras. Banhada pelo Rio Grande, é lindeiro do lago de Furnas.