14 Bis é uma das atrações do Festival Nacional da Canção (Fenac) em Nepomuceno, no Sul de Minas. A banda mineira com mais de 3 décadas se apresenta no próximo sábado, 1º de agosto, na Praça Matriz da cidade. No repertório, músicas como “Todo Azul do Mar”, “Caçador de Mim”, “Mesmo de Brincadeira” e “Canção da América”. A banda promete relembrar esses sucessos: uma sonoridade marcante, trazendo o rock com a música clássica, passando pelo Clube da Esquina.
A partir das 21h, nos dias 31 de agosto (sexta-feira) e 1º de setembro (sábado), acontecem as etapas classificatórias do Fenac. 20 músicas vão ser apresentadas ao público e ao júri. 4 delas serão selecionadas para as semifinais e, cada uma garantirá, no mínimo, R$ 2.500,00. Essa é a primeira vez que Nepomuceno recebe o Festival. A cidade tem mais de 25 mil habitantes e é conhecida pela atividade cafeeira e pelo povo acolhedor.
A 48º edição do Fenac está distribuindo R$ 220 mil em prêmios e entregará o troféu Lamartine Babo ao primeiro colocado. Na próxima semana, nos dias 6, 7 e 8 de agosto, em Boa Esperança, serão realizadas as semifinais e a grande final do Festival. O público terá o show “Encontro Marcado” com 14 Bis, Sá e Guarabyra e Flávio Venturini. O Fenac é hoje o maior festival de música do Brasil. Em 2018, já passou pelas cidades de São Lourenço, no Circuito das Águas, Extrema, São Thomé das Letras e Guapé. Este ano, o Festival recebeu cerca de duas mil músicas inscritas com ritmos e sotaques de 23 estados do país. Deste total, 120 músicas foram selecionadas para as etapas classificatórias.
Paralelo ao 48º Fenac, acontece o 9º Festival Nacional da Cultura (Fecult). As cidades sul mineiras que recebem o Fecult respiram arte com apresentações durante todo o dia. O Festival leva música instrumental, dança, ópera, teatro e espetáculo circense para toda a população. Na sexta-feira, 31 de agosto, as apresentações começam às 10h com o espetáculo circense “Palhacita vai à praia”, da Trupe Gaia. Já no sábado, às 10h, o público confere o Duo Black Tie, que interpreta músicas de sucesso nacional e internacional usando para isso violinos. Às 11h, o destaque é para a Orquestra de Sopros e Percussão, Facmol. A Fanfarra de Sopro e Percussão é composta por 85 integrantes e surgiu em 2003 na cidade de Pereira Barreto no interior de São Paulo. As canções apresentadas pela Facmol recebem uma roupagem moderna e valoriza a preservação da cultura caipira usando para isso peças do cancioneiro sertanejo. A programação completa do Fecult está no site www.festivalnacionaldacultura.com.br.