O maior Festival de música do Brasil desembarca, pela primeira vez, na cidade de Passos, Sudoeste de Minas Gerais. Ele ocorrerá nos dias 3,4,5 e 6 de setembro, no parque de exposições local, num formato híbrido, com atrações presenciais e on-line. Além do troféu Lamartine Babo serão distribuídos R$70 mil em prêmios. Durante os 50 anos de existência o evento tornou-se um dos principais palcos para que talentos do Brasil e do exterior mostrem o seu trabalho.
É da simpática cidade mineira que cantores de todo o mundo vão se apresentar de forma on-line. Por causa da pandemia, o evento vai acontecer para um público restrito, com todas as medidas de segurança exigidas pela Secretaria de Estado de Saúde. Os apresentadores vão chamar as músicas concorrentes em telões e as atrações como dança, artes circenses e música erudita e instrumental acontecerão de forma presencial. Tudo transmitido ao vivo pelo Youtube
Foram 1.310 inscrições e escolher as selecionadas não foi fácil. Justamente por isso, a organização do evento decidiu orientar a comissão de seleção a classificar 56 músicas ao invés das 45 previstas no regulamento. A quantidade de músicas de alto nível fez o processo ficar mais lento e, ao mesmo tempo “prazeroso”, segundo membros do júri. Algumas músicas de boa qualidade não conseguiram classificação porque as gravações não atingiram o padrão mínimo de qualidade de som e imagem exigidos.
Em 2021 o Festival Nacional da Canção apresenta, este ano, uma grande novidade: o público será um dos jurados. As 56 músicas classificadas para o festival já estão disponíveis no site (www.festivalnacionaldacancao.com.br) e o público pode dar o seu voto na canção que mais gostar. A escolha popular vai se juntar às mais votadas pelo júri para a escolha das vencedoras.
O Festival será exibido pelo Youtube do Festival nos dias 3,4,5 e 6 de setembro à partir das 21 horas.